quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O movimento literário denominado Romantismo está diretamente ligado ao prazeres etílicos, e com um representante de peso, Álvares de Azevedo nos deleitou com versos primorosos que nos cabem em certos momentos de nossas vidas...

 Último soneto

Já da noite o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!

Do leito, embalde num macio encosto,
Tento o sono reter!... Já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos, por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
 

3 comentários:

  1. O auge do mal do século, resultado no romantismo exacerbado e radical que em sua segunda fase tem Álvares de Azevedo como seu luminar, deixa claro que o amor sem limites é erva daninha que pode levar a morte. Boa lembrança de escritor que tanto marcou a literatura brasileira.

    Antônio P.

    ResponderExcluir
  2. Um primor de versos.
    Amélia C. Silva

    ResponderExcluir
  3. Poeta de profunda compreensão da alma, expressava seus sentimentos mais ocultos expondo toda a sua veia literária e transfigurando versos em verdadeiros filetes de pura arte. Maravilhoso.
    Parabéns pela postagem! Wanessa Lima R.

    ResponderExcluir